A participação dos pais no processo terapêutico da criança

A participação dos pais no processo terapêutico da criança é de extrema importância para o sucesso do acompanhamento dela. Os pais são figuras fundamentais na vida dos filhos e têm um papel fundamental no desenvolvimento emocional e psicológico das crianças.

A psicóloga infanto-juvenil Kássia Santos, afirma que, quando uma criança está inserida no processo de terapia, os pais são essenciais para ajudá-la a lidar com suas emoções, entender seus sentimentos e superar seus desafios. Os pais podem fornecer um ambiente seguro e acolhedor para a criança se expressar e compartilhar suas preocupações.

Além disso, os pais também são responsáveis por implementar as estratégias e técnicas aprendidas durante as sessões terapêuticas em casa, caso elas surjam e possam ser utilizadas como suporte. Eles podem ajudar a criança a praticar habilidades sociais, controlar suas emoções e lidar com situações difíceis do dia a dia.

A participação dos pais no processo terapêutico também pode beneficiar a relação entre pais e filhos, promovendo uma comunicação mais aberta e fortalecendo os laços familiares. Os pais podem aprender a reconhecer os sinais de alerta de problemas emocionais e agir precocemente para ajudar a criança a lidar com essas questões.

Kássia reflete que, mesmo não seguindo um rígido protocolo de atendimento por acreditar na singularidade de cada processo infantil, o acompanhamento da psicoterapia abrange momentos e conversas de alinhamento e trocas entre os responsáveis e o profissional, afim de unir reflexões e práticas na relação com a criança. Esse mapeamento, tanto com os pais como na escola por exemplo, fornecem suporte de apoio para o desenvolvimento dela.

Portanto, é essencial que os pais estejam engajados e participativos no acompanhamento psicoterapêutico de seus filhos, colaborando ativamente com os profissionais de saúde mental para garantir o bem-estar e o desenvolvimento saudável da criança. Juntos, pais e psicólogos podem trabalhar em conjunto para promover o crescimento e a diminuição do sofrimento psíquico da criança, proporcionando um ambiente de apoio e compreensão.

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