Quantas vezes você já se perguntou se precisa de terapia? Talvez você seja daquelas pessoas que essa ideia nunca tenha passado pela cabeça ou daquelas que já considerou, mas acha que não é necessário. E os motivos para isso acontecer são diversos, entre eles, o receio pelo julgamento alheio, o seu próprio preconceito e até o medo de entrar em conflito com suas verdades.
De acordo com o psicólogo Diego Fernandes, é recorrente a demora em buscar ajuda de um profissional, mesmo para quem já reconhece a necessidade. Alguns fatores existentes na sociedade acabam fazendo com que você busque alternativas para solucionar seus problemas emocionais ao invés de ajuda qualificada e especializada. “É comum vermos no consultório pessoas que relatam a demora em buscar o acompanhamento apesar de reconhecerem a necessidade”, conta.
O famoso “o que falarão de mim?”
Um dos fatores que mais interfere é o receio pelo que as outras pessoas falarão sobre sua atitude. Quem está de fora dificilmente terá conhecimento da sua vida tão profundamente quanto você e isso faz com que elas tenham julgamentos rasos e sem valor, mas que são capazes de paralisar quem está precisando de ajuda. O famoso “o que falarão de mim?” é suficiente para você prestar mais atenção nas pessoas que em você mesmo.
Outra justificativa é o preconceito de quem precisa, ou seja, o próprio paciente. Isso mesmo, aquilo que vem de dentro e foi construído com a mensagem que “terapia é coisa para doido”. Algumas pessoas diminuem a gravidade dos seus problemas e os enfrentam com as ferramentas que possui, porém, isso é apenas maquiagem e não solução. Desmistificar isso dentro de você é essencial para aceitar que todos nós temos falhas, traumas e precisamos de ajuda para curar as emoções.
E, além desses, há um motivo que é quase inconsciente, mas que é vivo em muitos de nós. O medo de enfrentar nossas próprias questões nos paralisa e nos faz jogar para debaixo do tapete tudo aquilo que nos incomoda e não conseguimos enfrentar. Acontece que é exatamente isso que superamos quando fazemos terapia, pois precisamos nos conhecer e, muitas vezes, encontraremos questões nunca mexidas antes, que te farão sair do lugar, levantar o tapete e limpar a casa.
Para dar um passo à frente e conseguir se curar das feridas, enfrentar traumas ou até mesmo viver de forma diferente, é necessário quebrar essas barreiras e começar a enxergar a terapia como uma das saídas mais saudáveis que temos, pois ela vai lhe ajudar no seu tempo, da forma que você necessita e com a compreensão que todos somos falhos e precisamos de ajuda.
Esperamos que esse texto tenha te encorajado e lhe faça despir de tudo aquilo que esteja te parando. Vamos em frente?