Se você é daquelas pessoas que se incomodam em não estar produzindo, precisa saber uma coisa importante: descansar a mente faz parte do processo produtivo. O tempo sem fazer nada permite que o cérebro gere novas ideias e alcance pensamentos que, estressado, não conseguiria.
De acordo com a Forbes, o trabalho sem interrupção é um grande inimigo do sucesso, uma vez que reduz a eficiência e a criatividade e, muitas vezes, gera estresse emocional, psicológico e físico. Ao contrário disso, o período de inatividade mental aumenta consideravelmente a possibilidade de gerar pensamentos novos, diz o site.
Hoje em dia, as pessoas estão se ocupando com tecnologias e se sentindo obrigadas a entregarem resultados, em qualquer área da vida. Mesmo que não estejam trabalhando, a mente está ocupada com preocupações pessoais ou, até mesmo, as “exigências” de se manter online. Acontece que, esse estresse diário, faz com que o cérebro sobrecarregue gerando uma falha naquilo que precisa de criatividade.
O agravamento acontece quando não dormimos o tempo suficiente e não deixamos o cérebro descartar as informações desnecessárias. Isso gera confusões mentais que atrapalham a concentração e alteram o comportamento. Como estamos com o cérebro funcionando até quando dormimos, o descanso mental faz com que você consiga dedicar concentração e criatividade nas coisas importantes e no momento certo.
O Instituto de Psiquiatria do Paraná explica que mesmo que não estejamos cientes, o cérebro está sempre tentando encontrar soluções para problemas e pensando em possibilidades. Porém, tudo isso ocorre de maneira inconsciente e, se tentarmos pensar ativamente, só iremos nos frustrar, uma vez que a energia que deveria estar sendo gasta nestes processos inconscientes está focada na consciência.
O psicólogo Diego Fernandes, da Arkhe Psicologia, explica que é necessário determinar o tempo livre com consciência de que este momento é para o bem da pessoa. “Muitas vezes deixamos de fazer aquilo que nos traz paz e calma para nos ocupar com as obrigações pessoais, acreditando que o tempo de descanso é apenas não estar trabalhando oficialmente. No entanto, nossa mente precisa de descanso completo para haver respiro e retornar de forma proveitosa e lucrativa”, explica.
Há uma imposição social que o tempo ócio é sinônimo de inutilidade e, estar à toa, sem fazer nada, é perda de tempo. A ansiedade também eleva esse sentimento, por cobranças internas, geradas por diversos motivos.
Diego lembra da expressão Ócio Criativo, criada pelo italiano sociólogo Domenico de Masi, que defende que é necessário tempo de descanso e um equilíbrio entre as atividades para favorecer a criatividade. “Precisamos destacar que não se trata de preguiça e procrastinação, mas de um tempo de satisfação nas atividades”, diz.
Para ter uma rotina mais satisfatória e dar o tempo para sua mente refrescar, temos algumas dicas:
- Tire pausas entre grandes jornadas de trabalho;
- Entenda suas limitações;
- Descubra o que te faz desprender das obrigações e levar sua mente para um lugar de descanso;
- Pratique atividades físicas para oxigenar o cérebro;
- Desconecte um pouco da internet;
Leia mais em:
https://forbes.com.br/colunas/2019/07/por-que-descansar-pode-ajudar-a-ter-sucesso/
http://institutodepsiquiatriapr.com.br/