Quando nosso corpo apresenta sinais que precisamos cuidar da nossa mente, logo bate a dúvida sobre quais profissionais que podemos procurar. Qual primeiro passo? Psicólogo ou psiquiatra? O que deve estar acontecendo? Devo fazer uma terapia ou tomar um medicamento?
Antes de qualquer coisa, é preciso reconhecer que os profissionais de saúde mental são pessoas capacitadas e irão cuidar, cada um na sua área, daquilo que necessitamos. Busque ajuda, caso precise, sendo cuidadoso com sua saúde.
Cada vez mais há espaço para falarmos sobre saúde mental, visto que estamos quebrando tabus em relação à importância de manter a mente saudável dentro do ambiente familiar, entre os amigos e no local de trabalho. Essa evolução social fez com que os profissionais ocupassem suas posições, tornando o trabalho essencial para todos.
Vamos começar, então, pelo psiquiatra explicando suas funções básicas.
Psiquiatra
Este profissional é formado em medicina, o que o diferencia dos demais. Para atuar, é necessário ter especialização em psiquiatria, ramo que se dedica ao estudo, diagnóstico, tratamento e reabilitação das doenças e perturbações mentais, como a depressão, transtorno bipolar, dependências, entre outros. O psiquiatra é capaz de fazer diagnósticos da sua saúde mental, receitar medicamentos e fazer um acompanhamento da sua saúde de forma geral.
Psicólogo
Este é formado em Psicologia, pode avaliar questões psíquicas e o comportamento, analisando a conduta do paciente de forma individual e inserido na sociedade. O psicólogo busca questões pessoais que refletem no comportamento e atitudes, e é ele que ajuda a superar traumas, medos e dores.
Por meio de técnicas para compreender a psiquê humana, ele atua no tratamento e na prevenção, com objetivo de melhorar sua qualidade de vida. Não há qualquer tipo de contraindicação em frequentar um psicólogo e este acompanhamento pode promover uma vida mais equilibrada e com consciência das atitudes.
Este profissional estimula o autoconhecimento para que você possa, quando for o caso, entender a raiz dos problemas. Ele te ajuda a equilibrar suas emoções e buscar o entendimento do seu “eu” para que você aprenda a lidar com suas emoções e, até mesmo, possa se ter melhor relação com aquilo que aconteceu.
O psicólogo, basicamente, tem um olhar para a saúde mental, e não para a doença. Ele considera, logicamente, possíveis diagnósticos, mas não é o foco.
Importante ter consciência que cuidar da mente é tão importante quando cuidar de qualquer outra área do seu corpo. Não tenha receio de procurar algum profissional da saúde mental . Os profissionais especializados nesta área podem te ajudar da melhor maneira, por isso, busque ajuda e entenda o que é melhor para você neste momento. Nunca esquecendo que é massivamente indicado que se tenha um cuidado multidisciplinar, ou seja, o acompanhamento pode ser feito (e é indicado eu assim seja) por diferentes áreas da saúde.
Cuide-se. Cuide de você e dos outros. Estamos por aqui.
Leia também: